terça-feira, 20 de abril de 2010

Escolha de um parceiro canino.


Embora a raça por si só não determine se um cão será um companheiro ideal para prática de corrida, algumas raças estariam geneticamente mais preparadas, tais como os Galgos e os Whippets, corredores natos. Por outro lado, cães braquicefálicos (com nariz achatado), com os Bulldogs, Pugs e Shih-Tzus, não custumam aguentar exercícios prolongados, pois têm de fazer muito esforço para respirar durante a corrida. Cada cão possui seus limites próprios, que devem ser respeitados, como características da raça, idade e disposição. Alguns fatores interessantes que devem ser considerados:

Altura. Os cães mais adequados para correr ao seu lado são aqueles que tem a altura acima do seu joelho. Raças como Labradores, Weimaraners, Standard Poodles e raças de pastoreio como Border Collie e Pastor Alemão em geral são atléticos o suficiente para correr bem. Cães mais baixos como o Maltês, Yorkies e Chihuahuas são mais fáceis de se tropeçar e tendem a ficar um pouco atrás. Podem não ser os melhores candidatos para correr, mas podem percorrer distância curtas em menor velocidade. Por outro lado, algumas raças menores como Jack Russell, Fox, e Border Terriers são grandes corredores. 

Idade/Sobrepeso. Cães com 10 meses a 1 ano estão com a idade perfeita para começar a correr. Já cães com menos de 6 meses de idade, idosos ou muito acima do peso estão contra-indicados para correr. 

Pelagem. Cães com a pelagem escura tendem a superaquecer rapidamente em climas mais quentes. A quantidade de pelos também influi. Aqueles cães com pelagem abundante vão sentir muito mais o treino que os de pelo curto.

O temperamento, a socialização, a força do vínculo com dono e, certamente, o estado de saúde geral também são fatores determinantes. Vale a pena considerar que existem maravilhosos cães de raça pura ou mestiços, nos abrigos de animais, disponíveis para adoção que, certamente preenchem perfeitamente esta vaga de companheiros corredores.

Não podemos esquecer que nem sempre o cão possui a mesma disposição ou treinamento que seu dono. Um corredor experiente deve entender que seu companheiro está começando e precisa de tempo para se adaptar gradativamente. Neste caso, não o force, e verifique se ele está querendo diminuir a marcha ou parar, pois exagerar na dose pode causar lesões musculares e nas articulações do animal. Melhor ainda se dono e cão estiverem iniciando as atividades juntos, pois assim os dois avançarão de forma equilibrada durante a corrida. O objetivo é que a atividade seja prazerosa para ambos.

Aqui estão as 20 melhores raças de cães para nos acompanhar em corridas (ordem alfabética):

Corridas de curta/média distância
1. Galgos (Greyhound) 
2. Whippets 


Corridas de longa distância
3. American Pit Bull Terrier
4. American Staffordshire Terrier 
5. Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)
6. Australian Shepherd (Pastot Australiano)
7. Border Collies
8. Boxer 
9. Brittany Spaniel (Spaniel Bretão)
10. Coon Hounds
11. Dálmatas
12. Dobermans
13. Fox Terriers
14. Pastores Alemães
15. Poodles Standard
16. Husky Siberianos 
17. Jack Russell Terriers 
18. Rhodesian Ridgeback 
19. Vizslas (Braco Húngaro) 
20. Weimaraner

Um comentário:

  1. To adorando esse seu blog, tô inclusive lendo 'de trás para frente' pois assim se torna um verdadeiro manual.

    Eu sou o Zé Magrelo (whippet) e estou quase convencendo minha mami Debora a correr comigo, distâncias curtas lógico, pois eu não aguentaria um percurso longo e mami menos ainda..heheh

    Valeu pelo blog, tõ adorando! Muito útil para os cães e seus donos.

    ResponderExcluir