domingo, 11 de julho de 2010

Quando a idade é documento.

Na década de 1970, os cães geralmente viviam por 7-8 anos. Atualmente, um cão pode atingir, ou até mesmo ultrapassar, 10 a 15 anos de vida. Porém, assim como os seres humanos, pode haver uma grande variação neste tempo, que normalmente depende de variáveis como tipo de alimentação e nível de atividade física durante todo o período de vida. A herança genética também é um fator determinante. Existem também algumas diferenças em relação ao amadurecimento entre as diferentes raças caninas. Normalmente, cães de pequeno porte deixam de ser filhotes mais rapidamente do que cães de grande porte. Assim como cães de porte gigante envelhecem mais precocemente, quando comparados a raças menores, que tendem a viver mais tempo. Entretanto, um fato é comum, todos os cães, independente da idade, precisam de exercícios físicos diários. Mas, não devemos esquecer que filhotes e cães idosos necessitam de atenção especial em relação a suas atividades físicas.


Filhotes.

Cães filhotes e muito jovens apresentam articulações e ossos vulneráveis e não devem ser estimulados a praticar atividades físicas intensas, como agility ou corrida. A principal razão para se evitar correr e saltar com filhotes é que suas estruturas ósseas e ligamentares ainda estão em desenvolvimento e as forças geradas a partir de um funcionamento intenso destas estruturas, não podem se dissipar de forma eficiente, ocorrendo risco de lesioná-las.

Outra consideração importante é o potencial de dano à cartilagem de crescimento. Assim como nos seres humanos, os cães têm placas de crescimento nas extremidades proximais e distais dos ossos longos. Estas placas altamente vasculares são o epicentro para o crescimento ósseo em um filhote em desenvolvimento. Qualquer prejuízo para a placa de crescimento pode causar danos permanentes por retardo de crescimento ósseo. As consequências podem variar de micro-fraturas indetectáveis até lesões funcionais limitantes.

Devemos considerar também o desenvolvimento emocional. Os filhotes são cães imaturos e precisam de tempo para aprender como tornar-se membros da família e bons cidadãos. Eles fazem isso através da interação com o meio ambiente sob a forma de jogar, aulas de obediência, ou simplemente perseguindo folhas no quintal. Eles precisam dormir durante pelo menos 17 horas por dia para crescer fortes e saudáveis. Portanto, brincar ainda é o melhor exercício para cães em crescimento, pois desta forma, eles podem parar quando estiverem cansados.

Cães idosos.

Quando os cães envelhecem, eles ainda precisam de exercícios físicos. Estas atividades trazem benefícios para o coração, circulação, pulmões, sistema digestivo, e juntas, bem como na luta contra a obesidade. Comparados com os cães mais jovens, no entanto, os cães mais velhos precisam de ajustar o tipo e a duração dos exercícios. Atividades de baixo impacto como natação e caminhadas leves (dez ou quinze minutos, duas vezes por dia) são preferíveis do que longos percursos. A velocidade também deve ser reduzida. Se o seu cão ficou inativo por um longo periodo, inicie as atividades gradualmente, porém não deixe de fazer uma avaliação minuciosa com o veterinário previamente. Quando diagnosticados como portadores de artrite, que pode causar dificuldades de movimentação, solicite ao seu veterinário um programa de exercícios apropriado para não agravar o problema.


Aja sempre com responsabilidade e respeito que seu cão merece. Proporcione uma vida longa e saudável para seu melhor amigo.


A tabela abaixo, resume as diferenças no desenvolvimento dos 4 principais grupos de cães. O objetivo desta tabela é meramente fornecer informação para que o proprietário possa identificar as mudanças etárias, permitindo uma abordagem diferenciada, principalmente para filhotes e cães idosos.




2 comentários:

  1. Cães e gatos obesos são muito ajudados com o uso de escadas e rampas. WWW.petescadas.com.br pode ajudar em muito nossos animais e mais ainda com o avanço da idade

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post André. Sempre com informações úteis pra gente. Valeu!!!!

    ResponderExcluir